As cinco Marias


Como Jogar

1º - joga-se todas as peças para cima e tenta-se aparar o Maximo delas com as costas da mão. Cada peça que fica nas costas da mão vale dez pontos.
2º - joga-se uma das peças (à escolha de um dos adversários) para cima, e antes que esta caia, pega-se outra do chão (neste momento fica-se com as duas na mão) e em seguida separa esta que foi apanhada, ao lado. Este movimento (jogar, pegar, separar) é chamado de jogada e repete-se até que acabem as peças.
3º - igual a fase dois, mas nas jogadas pega-se duas peças por vez.
4º - igual a fase dois, com uma jogada pegando uma, e outra pegando três.
5º - com as cinco na mão, joga-se uma para cima e coloca-se as outras quatro no chão. Joga-se uma pra cima de novo e pegam-se as quatro.
6º - faz-se uma ponte com uma mão (polegar e indicador no chão), e enquanto se joga uma peça para cima, da-se uma palmadinha numa das peças do chão para que estas passem por dentro da "ponte". A ultima deve ser empurrada para a "ponte" com uma única palmadinha. as demais, com duas.
Cada vez que a pessoa termina esta sequência, volta ao inicio, somando-se os pontos da jogada anterior.
Se um jogador errar, ele passa a vez para o adversário e quando voltar a ser sua vez, pode continuar do inicio da fase em que tinha parado. Para iniciar as jogadas 2, 3 e 4 as peças devem ser jogadas no chão (e não colocadas).
Caixa forrada a tecido com 5 almofadinhas de areia.